Sala de Imprensa - Notícias
13/09/2017 00:00 - Lays Angelica Peixoto Santos

Encontro entre Detran/AL e seguradoras do DPVAT discute orientações para benefiários

Reunião teve como objetivo informar melhor aos usuários sobre os direitos ao seguro

Ascom Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) recebeu no início da tarde desta quarta-feira (13), a visita de representantes da Seguradora Líder-DPVAT e do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de Alagoas (Sincor-AL), que teve como objetivo fortalecer a parceria entre as instituições e discutir ações de melhorias para os usuários do Seguro DPVAT - Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

De acordo com a coordenadora da ouvidoria da Seguradora Líder no Brasil, Maria Cândida Ribeiro, a visita faz parte de um mutirão onde os representantes da Líder e Sincor-AL levam informação, distribuem cartilhas e material educativo nos órgãos, além de resolver os processos acumulados do DPVAT em Alagoas.

Na oportunidade, a equipe do Serviço Social do Detran/AL apresentou o trabalho que vem sendo realizado de atendimento às vítima de acidentes de trânsito, que consiste em traçar um perfil dos usuários e fornecer informações sobre os direitos na área de trânsito, especialmente sobre o Seguro DPVAT, através de ações intersetoriais.

“Essa reunião foi de extrema importância para estreitar os laços entre o Detran e a Seguradora Líder com o intuito de fortalecer mecanismos de socializar para toda a população alagoana a existência do direito ao DPVAT. Nossa grande preocupação, é também fazer com que as vítimas não fiquem sujeitas à fraudes que envolvem o seguro obrigatório”, afirmou a assistente social, Audijane Aguiar.    

Além da equipe do serviço social do órgão, a reunião contou com a presença do diretor-presidente do Detran/AL, Antonio Carlos Gouveia; da coordenadora da ouvidoria da Seguradora Líder no Brasil, Maria Cândida Ribeiro; a analista da ouvidoria da Seguradora Líder, Roberta Mello Silveira; a diretora do Sincor-AL, Maria Vitória Tenório e o presidente do Sincor-AL, Edmilson Ribeiro.

O Seguro DPVAT

O Seguro DPVAT é obrigatório, criado por lei, em 1974. A Lei 6.194/74 determina que todos os veículos automotores de via terrestre, sem exceção, paguem o Seguro DPVAT. A obrigatoriedade do pagamento garante às vítimas de acidentes com veículos o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com essa responsabilidade.

O Detran/AL alerta ainda, que os usuários que necessitam do serviço poderão realizar o agendamento por meio do endereço http://www.detran.al.gov.br/educacao/agendamento-dpvat