Sala de Imprensa - Notícias
09/11/2017 00:00 - Lays Angelica Peixoto Santos

Detran/AL viabiliza desconto de 40% para pagamento de multas

Órgão aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica, que permite uma comunicação mais eficiente e ágil entre motoristas e órgãos autuadores

Ascom Detran

Para proporcionar desconto no pagamento de multas de trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Alagoas (Detran/AL), reforça que já adotou o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que oferece 40% de desconto para o pagamento da infração. 

Para acessar o benefício, o interessado deve estar cadastrado no sistema por meio do aplicativo ou do site do SNE. Após acessar o sistema é preciso criar uma conta informando CPF, e-mail, senha, número da CNH e código de segurança. Além disso, é necessário incluir os dados do veículo, indicando placa e código Renavam.

É possível fazer download do aplicativo do SNE gratuitamente por meio da Play Store para Android e App Store para sistemas iOS.

 

Para ter acesso ao desconto o cidadão deve pagar a multa antes do prazo de vencimento e não entrar com recurso, reconhecendo que cometeu a infração. Apresentando recurso, o abatimento cai de 40% para 20% até o dia do vencimento. Após a data limite, é cobrado o valor integral.

 

“Com esse aplicativo queremos aproximar ainda mais o usuário do órgão. Após o cadastro no aplicativo, o usuário vai passar a receber todas as notificações de infrações de forma eletrônica, além de poder conhecer detalhes de cada multa, reconhecer a infração, copiar o código de pagamento e, ainda, fazer download do formulário de indicação do condutor responsável pela infração. É uma facilidade tanto para o condutor como para o órgão”, ressaltou Antônio Gouveia.

 

Amparo legal para a criação do SNE

A criação do sistema está definida na Resolução 622 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o abatimento é previsto na previsto na Lei 13.281 que altera o Código de Trânsito Brasileiro. Até maio de 2017 o número de downloads do aplicativo totalizou 595.459 mil.

O sistema foi desenvolvido pela empresa de tecnologia do governo federal, Serpro, para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que fiscalizam as rodovias federais, já aderiram ao sistema. 

As pessoas que se cadastram no SNE, seja pelo aplicativo ou site, deixam de receber as multas em papel e passam a ser notificados eletronicamente.

 


Departamento Estadual de Trânsito
Governo do Estado de Alagoas

0800 082 0194 | 4002 2194

Av. Menino Marcelo, 99
Cidade Universitária, 57073-470
Maceió - Alagoas
Governo do Estado de Alagoas © 2002-2017