DETALHES DOS PROCEDIMENTOS PARA: Cartão de vaga especial para estacionamento para não habilitados

Cartão de vaga especial para estacionamento para não habilitados

O que é?

É uma autorização especial para estacionamento de veículos que transportem idoso ou pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade. Esta autorização é aceita em todo território nacional, com validade de cinco anos, no caso de pessoa idosa ou de pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade permanente; ou indicada pelo médico, no caso de pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade temporária, não excedendo um ano.

Quem pode realizar?

• Pessoa com idade igual ou superior a 60 anos

Que resida em município sem órgão municipal de trânsito e localizado no estado de Alagoas, ou seu procurador legal.

• Pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade permanente

• Pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade temporária

Tempo estimado

Até 5 Dias úteis

Etapas para a realização do serviço

Agendar o serviço de emissão de cartão vaga especial

Acesse o site https://agendamento.seplag.al.gov.br/ e agende para o DETRAN Sede, Postos avançados ou CIRETRAN´s (interior).

• CPF
  • Código de Endereçamento Postal (CEP) válido
  • Possuir e-mail

Dirigir-se ao local agendado para solicitar o serviço de emissão de cartão vaga especial

No dia e hora agendados, compareça ao local para solicitar a emissão de cartão vaga especial.

• Requerimento padrão assinado (disponível no site)
  • Documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Identidade Profissional ou Reservista)
  • CPF
  • Comprovante de residência/Termo de Responsabilidade conforme portaria n.º 209/2013
  • Caso seja PcD, atestado médico com data de emissão não superior a 3 meses

Aguardar o envio do cartão

Outras Informações

O Detran/Al é responsável pela emissão do cartão para quem reside em município sem órgão municipal de trânsito e localizado no estado de Alagoas. Nos municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), a responsabilidade da emissão da autorização é do órgão municipal de trânsito. Confira no site https://www.detran.al.gov.br/cidadao/listagem_municipios/ se seu município está disponível para emissão. Se não estiver disponível, procure a prefeitura do seu município. Lei federal nº 10.741, de 1 de outubro de 2013. Resolução do Contran nº 965, de 17 de maio de 2022. Este serviço é gratuito para o solicitante. Dúvidas: Call Center: (82) 3512-4140 (6h às 18h) de Domingo a Domingo.

Departamento Estadual de Trânsito
Governo do Estado de Alagoas
Av. Menino Marcelo, 99
Cidade Universitária, 57073-470
Maceió - Alagoas
Call Center: (82) 3512-4140 (07:00 às 18:00) de Segunda a Sexta.
Governo do Estado de Alagoas © 2002-2023