Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Segurança de Trânsito engenharia Serviço de Engenharia de Tráfego

Serviço de Engenharia de Tráfego

A Coordenadoria de Segurança no Trânsito - CST do Detran/AL, possui dentre os seus serviços o Serviço de Engenharia de Tráfego - SET, que possui um corpo técnico composto de engenheiros e técnicos em edificações e eletrotécnica, todos com atuação no ramo da engenharia de tráfego. Com a municipalização do Trânsito (processo que visa facilitar as ações de planejamento urbano, trânsito e transportes e integrá-las visando rápida execução) os serviços de tráfego ficaram sob responsabilidade da Capital, com a colaboração do Detran como órgão responsável pela segurança do trânsito no Estado. Com a Lei os municípios devem administrar seu próprio trânsito, traçar suas diretrizes conforme planejamento e plano diretor local. Diante do processo da municipalização a previsão de exigências de ordem institucional e organizacional inibiram a aceitação deste processo em algumas cidades. Estas num num total de 48, delegaram suas atribuições a este órgão conforme art.24 do CTB onde constam as competências de planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas; implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário, entre outros.
    O SET foi programado para executar ações de engenharia tais como : projeto de engenharia nas instalações internas do órgão e fiscalizar a prestação desse tipo de serviço, como também para elaborar projetos de segurança de trânsito para a Coordenadoria, planejar a Engenharia para a Segurança no Trânsito do Estado, propondo soluções e medidas corretivas e elaborar estudos na área de engenharia de tráfego e disponibilizá-los aos órgãos e setores gestores do trânsito no Estado. O Serviço objetiva tornar o cidadão participante do processo de Planejar a Engenharia para a Segurança no Trânsito, chamá-lo a participar, dele receber as informações e processá-las em ações planejadas com medidas corretivas que minimizem ou extinguem possíveis problemas de engenharia de tráfego.

Logomarca
Configuracoes do Tema Fabrica