Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 Julho Detran e Correios agilizam entrega de documentos aos usuários
28/07/2011 - 07h41m

Detran e Correios agilizam entrega de documentos aos usuários

AR Digital garante mais agilidade e segurança, principalmente para usuários do interior

O Detran-AL, em parceria com a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) de Alagoas, acaba de implantar o AR Digital, um sistema de entrega de documentos que vai agilizar bastante e dar ainda mais segurança  ao recebimento, pelos usuários, dos documentos emitidos pelo órgão de trânsito.

Até agora, o processo operava-se da seguinte forma: depois de concluída a emissão de uma CNH ou documento de veículo, por exemplo, este era enviado para os Correios para postagem e entrega no endereço do usuário. Se os Correios fossem três vezes consecutivas ao endereço cadastrado e não encontrassem o destinatário (por mudança de endereço ou por não haver ninguém em casa para assinar o Aviso de Recebimento – AR), o documento era devolvido à sede do Detran, no Pontal, onde o usuário poderia retirá-lo.

Esse sistema, embora funcionasse bem, causava problemas ao usuário, principalmente os do interior, que tinham de se deslocar até Maceió para resgatar os documentos, ou esperar que o Detran os enviasse para as Ciretrans, onde poderiam ser retirados.

Agora tudo foi facilitado e agilizado. Com o AR Digital, o Aviso de Recebimento passa a ser virtual. Depois de entregue (ou se o destinatário não for encontrado), o AR vai para o sistema de rastreamento dos Correios, ao qual o Detran passa a ter acesso. Quando o usuário reclamar que não recebeu, imediatamente o Detran ou os Correios podem informar se o documento foi entregue ou não, e neste segundo caso, onde ele se encontra.

E mais: em caso de não-entrega após três idas dos Correios ao endereço fornecido, será deixado um aviso nesse endereço, comunicando que há um documento em seu nome na Central de Distribuição de Documentos (CDD) dos Correios mais próxima daquele endereço, para ser retirado até 20 dias depois.

Passado esse prazo de 20 dias, sem que o destinatário compareça aos Correios, o documento será devolvido, aí sim, ao Detran, e ficará à disposição do destinatário no SAI, do prédio-sede do Pontal, ou nas Ciretrans. É outra vantagem para os usuários do interior, já que agora os documentos (não-entregues nas três tentativas e não resgatados nos Correios após 20 dias) serão enviados diretamente pela ECT às Ciretrans, economizando tempo na entrega final ao destinatário.

Ações do documento
Logomarca
Configuracoes do Tema Fabrica

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3


banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3

imprensa

video cidades
PARCEIROS