Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Educação Serviço Social PROJETO DO PERFIL DOS CIDADÃOS USUÁRIOS DO SISTEMA TRÂNSITO

PROJETO DO PERFIL DOS CIDADÃOS USUÁRIOS DO SISTEMA TRÂNSITO

Objetiva compreender a realidade socioeconômica dos usuários do Sistema Trânsito e a dinâmica do acidente, para subsidiar as ações socioeducativas das diversas coordenadorias de DETRAN-AL, dos órgãos e áreas afins.

Neste projeto é realizado o Perfil das Vítimas de Acidentes de Trânsito usuárias do Serviço social, que vem sendo implementado desde o ano de 2007, com base nas entrevistas sociais realizadas no atendimento presencial. Busca traçar o perfil do cidadão vitimado, e é realizado através das seguintes etapas:

  • PLANEJAMENTO – Definição do objeto de pesquisa, justificativa, objetivos e metodologia a ser utilizada;
  • PESQUISA – Quantificação da população a ser estudada, definição de amostragem e instrumento de pesquisa, indicadores e coleta de dados;
  • ANÁLISE – A partir dos dados coletados e com base na proposição teórica, é feita a reflexão sobre a realidade apreendida e apresentadas as propostas para a transformação da realidade estudada;
  • SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS – A pesquisa, seus resultados e proposições são socializados com as diversas Coordenadorias do DETRAN-AL e com os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

 

Clique aqui para ver o Relatório sobre o acompanhamento do perfil da vítimas de acidentes de trânsito usuárias do Serviço Social do Detran, no ano de 2010.

 

Ações do documento