Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Educação

Educacao

Educação

Site Edutran

Educar para o trânsito significa conscientizar e responsabilizar os cidadãos pelos resultados obtidos decorrentes de suas ações e buscar soluções para os problemas diários de deslocamentos. No trânsito tem se perdido várias vidas humanas gerando consequências sociais irreparáveis. 

A educação do cidadão no trânsito pode contribuir para a mudança desta realidade devastadora de práticas imprudentes que vem ocasionando tantas mortes e seqüelas desnecessárias. 

Visando conscientizar cidadãos de todas as idades para uma cultura de PAZ no trânsito e respeito à VIDA a Coordenadoria de Educação para o Trânsito e Formação de condutores do Detran/AL realiza diversas ações, programas e projetos educativos. 

Continue navegando, conheça o universo da educação para o trânsito e contribua com sua participação!

 

 
     
    • Projetos em Construção:
      • Projeto Arte & Trânsito
      • Projeto Ambiente Virtual de Aprendizagem

    Controle de CFC's

    Gerencia Controle de CFC's

    O Serviço de Controle de CFC´s funciona no DETRAN-AL, estando localizado na sala 16, tendo como objetivo Controlar e Auxiliar as Instituições de Formação e Habilitação de Condutores, registrando, certificando e auditando, com a finalidade de acompanhar a qualidade dos serviços prestados à sociedade por estas instituições.

    O Detran-AL através desta gerência vem transformando a cultura na formação dos condutores do estado de alagoas. As fiscalizações periódicas e exigências constantes no edital de credenciamento dos CFC’s provocaram uma mudança radical na estrutura física e comportamental destas instituições.

    Os Centros de Formação de Condutores – CFC´s - são empresas ou organizações destinadas à formação, atualização e reciclagem de condutores de veículos automotores e elétricos credenciados pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/AL.

     

     VEJA AQUI ABELA DE VALORES PRATICADOS PELOS CFC'S DO ESTADO DE ALAGOAS
    Seta Condutor/Candidato a CNH
    Seta Proprietários/Funcionários CFC's
    Seta Legislação Pertinente
    Seta Instituições Profissionalizantes e Sistema “S”
    Manual de Instalação – Controle de Presença



    Manual de Instalação – Controle de Presença



    Ver Manual de Instalação

    Serviço Social

    Orientação Vítimas de Trânsito

    Orientação às Vítimas de Acidentes Trânsito

    O Departamento Estadual de Trânsito, através do Serviço Social, desenvolve o Projeto de Orientação às Vítimas de Acidentes de Trânsito que objetiva socializar para a sociedade um direito que é desconhecido pela grande maioria da população: o Seguro DPVAT (Seguro obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de vias Terrestres). Este Seguro, que foi instituído pela lei federal Nº 6.194/74 e é pago pelos proprietários de veículos automotores, e tem a finalidade de garantir às vítimas de acidentes de trânsito indenizações em caso de MORTE, INVALIDEZ PERMANENTE E REEMBOLSO DE DESPESAS MÉDICAS E HOSPITALARES, sejam elas condutores, passageiros ou pedestres. Os valores atuais das indenizações são:

    • em caso de MORTE  R$13.500,00;
    • INVALIDEZ PERMANENTE até R$13.500,00;
    • REEMBOLSO DE DESPESAS até RS 2.700,00.

    É realizado diariamente atendimento presencial ao usuário onde é socializada para vítima ou seu familiar a relação de documentos necessária e prazos para requerer a indenização de acordo com cada caso, encaminhando o usuário às instituições onde devem requerer as documentações.

     Alguns cuidados são importantes para que o cidadão acesse o DPVAT de forma segura:
    • INFORME-SE PARA NÃO SER VÍTIMA DE FRAUDES.
    • NÃO ENTREGUE OS DOCUMENTOS RELATIVOS AO ACIDENTE E AO ACIDENTADO A TERCEIROS.
    • APÓS O ACIDENTE PROCURE ATENDIMENTO EM HOSPITAL OU UNIDADE DE SAÚDE.
    • O PRAZO PARA REQUERER O SEGURO, A PARTIR DE DO ANO DE 2003, É DE 3 ANOS , A CONTAR DA DATA DO ACIDENTE. PARA ACIDENTES OCORRIDOS ANTES DE 2003 É NECESSÁRIO CONSULTAR TABELA DE PRESCRIÇÃO.
    • PROVIDENCIAR BOLETIM DE OCORRÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL DO MUNICÍPIO ONDE OCORREU O ACIDENTE.
    • GUARDE OS COMPROVANTES DE GASTOS COM DESPESAS MÉDICAS, RECEITUÁRIOS E PRESCRIÇÕES MÉDICAS.
    • O SEGURO DPVAT DÁ COBERTURA PARA DANOS PESSOAIS E NÃO PARA DANOS MATERIAIS.
    O atendimento institucional é realizado diariamente no horário de 08:00 às 14:00 horas, na Av. Menino Marcelo, 99 - Cidade Universitária - Maceió - Alagoas.

    .Para maiores esclarecimentos entre em contato com o Serviço Social pelo telefone 3315-3806 ou pelo e-mail servicosocial@detran.al.gov.br.

    .